sexta-feira, 23 de setembro de 2011

A pílula do dia seguinte.

Durante a vida, a maioria das pessoas possuem uma enorme curiosidade em saber, ou até mesmo dividir experiências quando o assunto é sexo. Mas infelizmente a curiosidade se restringe apenas no ato sexual e não gera muito interesse nos "subtítulos" que rodeia este assunto, como por exemplo as doenças, e a gravidez indesejada.
E com a falta de informação de muita gente, decidi escrever sobre "a pílula do dia seguinte".

Durante um período, tive a oportunidade de conversar com algumas pessoas perguntando a elas o que elas sabem sobre a pílula do dia seguinte. 
Colocando os dados da pequena pesquisa em porcentagem, digamos que 60% falam que é abortiva, 30% falam que não funciona e apenas 10% sabem corretamente do que se trata.
Então irei explicar como funciona!
Na bula deste medicamento diz que você pode tomá-lo em até 72 horas depois da relação sexual, mas existe uma margem de erro conforme o tempo que demora para se tomar, ou seja, quanto mais tarde se toma, maior será a chance de engravidar.

O fato de tomar o remédio em até 72 horas, é baseado na vida útil do esperma, que consegue se manter vivo dentro da vagina por até 72 horas, mas isto não quer dizer que você não vai engravidar se tomar a pílula do dia seguinte, como por exemplo:
Se você transou hoje pela manhã, seguindo a bula do medicamento você pode tomar o medicamento até 3 dias. certo?
Se você disse sim, a resposta está errada!
Vamos supor que você esteja ovulando hoje, ou vai ovular amanhã....Se você tomar o medicamento depois de amanhã, ou seja no 3º dia...já era! A chance de você estar grávida é quase 100%, pois o esperma estava lá! vivinho dentro de você. Por isso que a maioria das pessoas que acham que não funciona, pois demoram para tomar a medicação, e a finalidade deste remédio não é abortiva, é apenas o adiamento do ciclo ou fazendo com que a ovulação não aconteça, porque depois do óvulo fecundou (engravidou), não adianta mais tomar o remédio.

Por isso que este remédio não é um abortivo, pois quando ocorre a fecundação, este remédio não possui dose suficiente para expulsar o óvulo fecundado da mulher, ele apenas possui a dose para adiar o ciclo ou impedir a ovulação.

Quando utilizar? 
É viavel utilizar quando a camisinha estoura, rasga, escorrega do pênis, quando ocorre deslocamento de diafragma, em casos de estupro, ou em casos em que a mulher esquece de tomar o anticoncepcional comum.

Eficácia: A eficácia da pílula do dia seguinte, é menor do que a pílula comum (que tem a eficácia de 99% se tomada corretamente). Se a pílula do dia seguinte for tomada antes de completar as 24 horas da relação sexual, sua eficácia de prevenir a gravidez está em torno de 95% dos casos, a eficiência diminui para 85% se a pílula for tomada após as 24 horas, e se tomada após 48 horas a eficácia tem apenas 58% de chance de funcionar.

Vale lembrar que a conecepção acontece, na maioria dos casos, cerca de 2 a 8 horas após a relação sexual.
Muitas mulheres usam a pílula do dia seguinte como método anticoncepcional, fazendo o uso dela várias vezes e até mais de uma vez durante o mês. Quando usada desta forma a pílula do dia seguinte pode ter efeito contrário, pois pode fazer com que a mulher tenha vários ciclos em seguida do outro, assim possibilitando que haja ovulação mais de uma vez por mês, desta forma fazendo com que ela tenha mais chances de engravidar.

A PÍLULA DO DIA SEGUINTE É UM MÉTODO CONTRACEPTIVO DE EMERGÊNCIA E NÃO PREVINE DE DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS.

Espero ter ajudado a esclarecer as dúvidas.