sexta-feira, 13 de maio de 2011

Hipertensão Arterial.

  
O coração é uma bomba eficiente que bate de 60 e 80 vezes por minuto durante toda a nossa vida e impulsiona de 5 a 6 litros de sangue por minuto para todo o corpo.
A força com a qual o coração bombeia o sangue através dos vasos. É determinada pelo volume de sangue que sai do coração e a resistência que ele encontra para circular no corpo corpo. Ela pode ser modificada pela variação do volume de sangue ou viscosidade (espessura) do sangue, da frequência cardíaca (batimentos cardíacos por minuto) e da elasticidade dos vasos. Os estímulos hormonais e nervosos que regulam a resistência sanguínea sofrem influência pessoal e ambiental.

O que é Hipentensão?
Hipertensão arterial é a pressão arterial acima de 140x90mmHg (milímetros de mercúrio)
em adultos com mais de 18 anos, medida em repouso de quinze minutos e confirmada em três vezes consecutivas em várias visitas ao médico.
Elevações ocasionais da pressão, podem ocorrer com exercícios físicos, nervosismo, preocupações, drogas,alimentos, fumo, álcool e café. Isto não significa que você é um hipertensivo, pois essas alterações são apenas ocasionais.
A hipertensão se não tratada precocemente pode levar o paciente a óbito em apenas 1 ano.
Orientações que o paciente hipertensivo deve se adaptar para a melhoria de sua saúde: 

* não fumar
* restrição de sódio (sal)
* restrição de peso

Alguns fármacos envolvidos no tratamento de hipertensão:

Diuréticos Tiazídicos: Hidroclorotiazida; Clortalidona e Indapamida

Mecanismo de ação: Atuam do túbulo distal

Os diuréticos tiazídicos aumentam moderadamente a eliminação de urina e são os únicos diuréticos que tambpém agem como vasodilatadores sanguíneos, o que também ajuda a diminuir a pressão arterial.

Diuréticos de alça: Furosemida; Bumetanida, Piretanida.

Mecanismo de ação: Atuam na alça de Henle.
Os diuréticos de alça removem uma grande quantidade de sódio (sal) do organismo, porque o sal retém água do nosso organismo e quanto maior o volume sanguíneo, maior será a pressão arterial. Então os diuréticos de alça produzem o aumento do fluxo urinário e são mais poderosos do que os tiazídicos. Eles são frequentemente utilizados em pacientes com 
insuficiência cardíaca congestiva e também são especialmente úteis em emergências. Embora os mais comuns sejam por via oral, em hospitais eles podem ser adminitrados por 
via intravenosa para tratar pacientes com grande excesso de líquido.

Diuréticos poupadores de potássio: Espironolactona; Amilorida.

Mecanismo de ação: Atuam nos receptores de aldosterona e túbulos distais.
Previnem a perda de potássio, um problema dos outros tipos de diuréticos acima. Esses são frequentemente utilizados em pacientes com insuficiência cardíaca congestiva e são quase 
sempre prescritos em conjunto com os outros dois tipos de diuréticos acima.

Beta-Bloqueadores: Atenolol (beta 1); Propranolol (beta 2)   


Mecanismo de ação: O coração possui receptores beta, que ao serem estimulados provocam uma contração das células receptoras beta, e assim aumentando o débito cardíaco (quantidade de sangue que sai do coração). Com isso consequentemente também aumenta a P.A (pressão arterial). Então quem toma beta-bloqueadores, deixa inativo esses receptores beta no coração, e assim diminui o débito cardíaco.


Inibidores da IECA: Enalapril; Lisinopril; Captopril; Ramipril.

Mecanismo de ação: IECA são compostos que fazem parte da inibição daenzima conversora de angiotensina I em angiotensina II, e eles também inibem a degradação (destruição) de bradicinina.

Antes da angiotensina II se formar, ela era angiotensina I, mas o inibidor da IECA inibe a enzima que participa desta transformação. A angiotensina II é um vasoconstritor (diminui o tamanho do vaso), e quanto menor o calibre do vaso, maior será a pressão dentro dele e assim aumentando a pressão dentro deles e ocasionando a pressão arterial.



A bradicinina é um vasodilatador (aumenta o calibre do vaso), e os inibidores da IECA, 

inibem a sua destruição e assim aumentando a concentração da mesma no organismo.

Assim quando ocorre a vasodilatação nos vasos, ela ajuda a pressão arterial se estabilizar.

Bloqueador de receptores de Angiotensina II: Losartan; Valsartan.


Esses fármacos são empregados quando há alguma disfunção de concentração de bradicinina, então ela apenas age na conversão de angiotensina I em angiotensina II.



Bloquadores de canais de cálcio: Nifedipina; Anlodipina

Mecanismo de ação: o cálcio quando entra na célula, causa vasoconstrição, se os canais de calcio forem bloqueados vão causar vasodilatação.


Fica a dica: Se você perceber alguma alteração nos seus batimentos cardíacos, não tome medicamento sem consultar um médico, procure um posto de saúde ou uma farmácia mais próxima para aferir sua pressão, no caso de alguma alteração, consulte um médico cardiologista, só ele poderá revelar um verdadeiro diagnóstico.

                                       Cuide do seu coração!

6 comentários:

  1. Oi Camila eu quero te dar os Parabéns pelo seu blog, pois tem muitas informações importantes, e que muitos desconhecem ... Eu gostaria de saber se vc pode me ajudar em uma dúvida sobre remédios para emagrecer, depois de um aborto, eu engordei muito de uma hora pra outra,já tomei diversos remédios, o único que me deu um resultado ótimo foi o AFFINATo, pouco conhecido, mais pra mim foi ótimo, depois tomei com prescrição médica o SIBUTRAMINA por 4 meses, além de diversos outros remédios, mas não tive muito resultado, eu acho q meu organismo se acostumou com esse tipo de medicação pq ele não faz mais efeito, é verdade que para que outro remédio faça algum efeito eu tenho que esperar alguns meses para que meu organismo elimine todo o medicamento já ingerido? BjOs

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline obrigada pelo parabéns, e a função desse blog é realmente tirar dúvidas e esclarecer alguns assuntos corriqueiros do dia-a-dia.
    No caso de uma gravidez, confirmamos o resultado através de alguma alteração hormonal, no seu caso não foi diferente! Você tinha um bebê crescendo dentro de você, e seu organismo entendeu que era necessário aumentar a velocidade do metabolismo, pois através dos seus fluidos era necessário nutrir uma criança...Mas de repente houve um aborto...e claro !!! Seu organismo não entendeu o que estava acontecendo, provavelmente ficou com os hormônios desregulados, ocasionando o aumento de peso....
    Quanto ao uso do Affinato, ele praticamente nem é considerado um medicamento e sim, é usado como um “alimento-auxiliar” na redução de gorduras e colesterol ruim (LDL) absorvidos pelo organismo, o fato de ser considerado um medicamento é a forma de como é vendido (em cápsulas).
    O Affinato tem um componente chamado “quitosana” que é um polissacarídeo é feito com base de casca de crustáceos (camarão, lagosta e carangueijo), Pectina é um polissacadíredo também, e ac. Ascórbico que é a famosa e velha vitamina C que atua como antioxidante (combate com as toxinas que causam o envelhecimento das células).
    Falando quimicamente, a quitosana e a pectina é um polissacarídeo (uma grande molécula de carboidrato) que o organismo não consegue metabolizar (quebrar/absorver), sem contar que e quitosana tem uma carga positiva (+) na sua estrutura molecular, que dá a capacidade dela atrair gorduras ingeridas que são carregadas pelo nosso organismo negativamente (Lembra que os opostos se atraem?). Então a gordura e a quitosana juntas, formam uma “massa” não digerível e esta massa então é eliminada. Já o ácido ascórbico auxilia como antioxidante e também ajuda na formação de fibras de colágeno que melhora da elasticidade da pele e auxiliando o “efeito quitosana”.
    Por isso a facilidade de emagrecer com o Affinato (pois gordura “PESA” e muito na balança). Mas seus efeitos não são imediatos por se trata de uma substância “quase que natural” (pois existem conservantes, e outros adjuvantes farmacêuticos na sua formalação vendida).
    Mas cuidado sempre! Pois o uso do Affinato deve ser acompanhado por médicos ou nutricionista. Não é indicado para gestantes, lactantes e crianças.
    E pessoas alérgicas a peixes e crustáceos (frutos do mar) não podem fazer o uso deste produto.
    Quanto ao uso da Sibutramina eu não indico a pessoas que não são consideradas casos graves de obesidade (o que não é o seu caso). A Sibutramina foi considerada por alguns anos um “medicamento inofencivo” para emegrecer já que não era necessária a “receita azul” para comprá-la, e hoje em dia a receita azul é obrigatória.
    Após alguns estudos, foram relatados que ela estava causando alguns efeitos colaterais pelos seus usuários, igualmente aos efeitos colaterais relatados pelos usuários de anfetaminas (anfepramonas, fenproporex, mazindol etc...) como por exemplo: insônias, boca seca, mal-hálito, dificuldade para evacuar, dores de cabeça entre outros efeitos...Sem contar que a sibutramina eleva moderadamente a pressão sanguínea, e não pode ser utilizada por pessoas com doenças cardíacas (pressão alta; derrames; isquemias etc). E quanto a sua dúvida de eliminação deste fármaco no organismo, é sempre bom esperar um tempo para troca de remédios para emagrecer, até mesmo pq eles podem competir pelo mesmo local de ação no organismo, e ocasionar uma potencialização de um ou de outro, ou até mesmo uma lesão de tecido no local de ação. (ai sim poderá comprometer totalmente a estabilidade (regulação) do seu organismo, e nenhum medicamento surtirá mais efeito.

    ResponderExcluir
  3. Irei escrever um artigo de medicamentos par emagrecer, já que muitas pessoas me perguntam.

    ResponderExcluir
  4. Nossa Cah muito obrigada por responder minha pergunta, eu sabia q esse excesso de peso era sim por causa do aborto, mais nem o médico soube me explicar, ele agiu cm se eu tivesse engordado por descuido rs, eu faço tratamento no emagrecento, e passo c um médico de lá, q me receitou sibutramina, não tive nenhuma reação, mas mesmo assim não achei satisfatório o resultado, eu até consigo emagrecer alguma coisa, mais devido a minha alto estima estar lá no chão, eu acabo engordando td denovo, pq afinal de contas não sigo as "regras" já faz mais de 30 dias q parei o sibutramina, agora eu qria tomar o Affinato novamente, mas não o encontro, então vou atrás de alguma outra solução, exercícios, dieta, sei lá, tô tão baixo astral que não consigo pensar direito ...

    ResponderExcluir
  5. Se vc não conseguir achar o Affinato, vc pode mandar fazer em farmácias de manipulações (com a receita em mãos), pois nenhuma farmácia pode fazer medicamentos sem a devida prescrição médica. Peça ao seu médico para transcrever a fórmula do Affinato, ou uma fórmula parecida com ele. Por exemplo: a composição exata do Allfinato eu não sei, mas peça ao seu médico para prescrever Quitosana, ou Chitosan (os dois são a mesma coisa), pectina, e vitamina C nas doses normalmente usadas! Funciona e é eficaz!

    ResponderExcluir
  6. Ótima idéia *-* Obrigada e parabéns mais uma vez! Bjos

    ResponderExcluir