segunda-feira, 13 de junho de 2011

Metotrexato

O metotrexato é um farmáco da classe dos antineoplásicos, sua função é para inibir o crescimento das células cancerosas que se multiplicam através de mitose com uma velocidade superior do que as células normais. Entretando o Metotrexato também atinge células do sistema normais tais como células do sistema hematopoiético (sistema no nosso organismo que participa do processo de desenvolvimento e maturação dos elementos do nosso sangue como por exemplo: eritrócitos, leucócitos e plaquetas).
O metotrexato tem uma alta afinidade pela enzima que é responsável pela produção de acido fólico no nosso organismo, o metotrexado inibe esta enzima podendo causar um caso de anemia grave na pessoa que faz o uso deste medicamento por livre e espontânea vontade, sem o acompanhamento médico.
O metotrexato também é utilizado em doses menores como uma espécie  antiinflamatório para pacientes portadores de artrite reumatóide crônica adulto. Então cuidado com a automedicação porque este fármaco foi desenvolvido para uma determinada patologia (doença específica), e alguns pesquisadores descobriram que ele também pode ser utilizado para outras doenças menos graves do que o câncer.
Por isso se necessitar fazer o uso deste medicamento devido alguma enfermidade que vier a ter, é aconselhável também que faça uma consulta com  um médico hematologista para acompanhamento de contagem de suas células sanguíneas ou até mesmo um tratamento nutricional para suprir a deficiência de acido fólico no organismo e assim não comprometer o seu sistema imune. Ok!

quinta-feira, 2 de junho de 2011

O Álcool

O Álcool é um farmáco depressor do SNC, ele produz sedação e sonolência. No entanto algumas pessoas se confundem pois quando utilizado em doses baixas o efeito é excitatório, podendo desencadear aumento de expressões afetivas, e diminuição da autocrítica.
Aumento de expressões afetivas:

Diminuição da auto-crítica:

* O efeito do álcool no sono:
 A qualidade do sono é reduzida pela ingestão normalmente feita á noite em grande parte dos indivíduos usuários do álcool. A ingestão crônica de álcool causa aumento de frequência e também a intensidade de episódios apnéicos (o famoso "Ronco").


* O efeito do álcool na circulação cardíaca:

O álcool em doses moderadas produz vasodilatação cutânea, que torna a pele avermelhada e quente, ocasionando com isso a perda de calor corporal (quem está bêbado não sente frio) não é verdade?
A pressão arterial, o débito cardíaco, e a força de contração do miocárdio (coração) não se alteram muito após a ingestão de doses moderadas de álcool.

Mas o uso crônico do álcool e em doses excessivas (acima de 30g/dia) pode desencadear o aumento de incidências de distúrbios cardiovasculares, como por exemplo: arritmias cardíacas e derrames hemorrágicos.

* O efeito do álcool do TGI (trato gastro intestinal):
O álcool aumenta as secreções salivar e gástrica, por uma ação reflexa produzida pela apreciação do paladar através de uma ação irritante sobre as mucosas no TGI. (a pessoa fala e ocorre acúmulo de babas no canto da boca).

* O efeito do álcool no fígado:
O consumo excessivo do álcool pode causar vários efeitos ruins no fígado, sendo o mais comum o acúmulo de gorduras (Fígado gorduroso ou esteatose hepática), hepatite (inflamação) e cirrose.

* Estado nutricional de usuários do álcool crônico:
A falta de proteínas, vitaminas, e de outros nutrientes nas bebidas alcóolicas causa nos consumidores de grandes quantidades de etanol deficiências nutricionais. Além disso, a própria atuação do etanol tem uma ação destruidora direta nos processos nutricionais, interfirindo e dificultando a absorção e no aproveitamento de vitaminas (A,B, D) e também de minerais como o Cálcio que esta implicado na prevenção da osteoporose.


Por isso cuidado com o consumo do álcool, ele além de prejudicar a sua saúde, desequilibra o seu estado emocional, e te dá coragem para fazer coisas que normalmente, você não faria se não tivesse bebido, compromentendo a sua credibilidade e respeito com a sociedade na qual você vive, e também tornando difícil        seu relacionamento e a vida das pessoas que te rodeiam bem como seus amigos e sua família.